sexta-feira, 28 de setembro de 2007

ÓCIOS DO OFÍCIO


Está em exposição na galeria GRAÇA LANDEIRA, na UNAMA Alcindo Cacela, os trabalhos dos artistas plásticos NEWTON CHAGAS e FLÁVIO ARAÚJO. A exposição tem o criativo nome de "ÓCIOS DO OFÍCIO" e ficará no período de 20 de setembro a 19 de outubro de 2007, a entranda é franca e o Horário vai de 8h às 20 h.
O que chama mais atenção,nessa que é mais uma exposição sem repercussão e conhecimento do público, da galeria da UMANA, é a maneira, o olhar e o tratamento dos artistas sobre os materiais e ferramentas que os dois escolheram como elemento plástico: são restos de obras, saco de cimento, pedra, madeira branca, compensados, etc... Tudo aquilo que vemos no canteiros de obras de construção civil todos os dias e não damos a mínima, porque não passa de um bando de entulho, sem serventia nenhuma. Pois então, eles transformaram tudo: fotografias de excelente estudo semiótico, pequenas e expressivas instalações, além de boas e inéditas técnicas de desenho e pintura com os referidos materiais.
Se a exposição for percorrida no sentido UNAMA--->Alcindo Cacela percebemos o processo que foi empregado pelos artistas. Eles apresentam várias fotografias, ensaios e olhares sobre o material explorado. Isso lhes permitiu logo em seguida uma explosão de experimentações empregadas em belos trabalhos de pintura, desenhos e texturas somente utilizando aqueles materias dos entulhos, das obras de construção civil. E ai vemos uma dança esteticamente bela de cimento, argamassa, arame retorcido, pedaços de tijolos, pedaços de pau, sacos de cimento, massa acrílica, e pigmentos( acho que é tinta xadrez!).
O que realmente impressiona é essa metamorfose, essa manipulação, o processo de pesquisa e a perfeição de algumas peças feitas em compensado, são desenhos de excelente efeito tridimensional. Nesse aspecto e, aqui é bom reforçar minha teoria, de que existe um poder, uma energia inimaginágel em todos os materiais. Essas faculdades quando são percebidas pelo seu manipulador, lhes permitem infinitas possibilidades de serem metamorfoseados e recriados em objetos que vão além daquele do emprego no ofício, podem ser sublimados, tornando-se, por exemplo, objetos, adereços, construções cênicas, ou como no caso transformando-se em belas obras de arte.
Portanto, somente com a pesquisa, o uso, a prática, experimentação e estudo mais aprofundado dos diversos tipos de materiais, nos é possível chegar a seguinte conclusão: " quanto mais conhecemos a natureza, vantagens e desvantagens, qualidades e possibilidades dos materiais, mais podemos retirar deles, o que lhes é de mais abstrato e transcendental, a alma". E,é justamente ai que reside o belo, a obra de arte.

Parabéns pelo deslumbre e vislumbre, além da lição de arte e possibilidades que me foram sugeridas. Fica aqui minha indicação e convite a todos os interessados. visitem, observem e comentem suas opiniões.




Carlos Henrique - Cenógrafo

Nenhum comentário: