quinta-feira, 20 de setembro de 2007

O que é cenografia?




Todas às vezes que vamos ao cinema , `a opera, ao balé e ao teatro ou assistimos qualquer programa de televisão, incluíndo aí as novela, filmes publicitários, musicais, videoclipes e shows. Em todos os exemplos mencionados encontramos um elemento que está sempre presente e que os compõe de uma forma visual agradável de acordo com o espetáculo apresentado: a cenografia.

Então, um espetáculo é composto por vários elementos organizados e orquestrados de tal forma que o espectador possa assisti-lo no seu conjunto e consiga ser surpreendido pela mágica que se faz durante a apresentação. Podemos dizer que todo e qualquer tipo de espetáculo é o resultado de um trabalho coletivo.

Por exemplo, no espetáculo teatral, em geral a equipe é composta por vários profissionais especializados. O encenador ou diretor concebe o espetáculo como um todo( a partir do texto dramático a ser encenado ou de outra proposta sem uso do texto), dirige o trabalho dos atores e coordena todo o grupo. Os atores criam as personagem, ensaiam e atuam. O cenógrafo estuda o texto, ou pesquisa a proposta visual do espetáculo e cria a cenografia, acompanha a execução dos cenários pelos cenotécnicos, pintores ou outros profissionais ( como por exemplo os aderecistas, os que fazem os efeitos especiais, os carpinteiros, os ferreiros, etc.). O figurinista cria os figurinos e acompanha a sua execução pelas costureiras. O iluminador concebe, esquematiza e organiza, além de operar a luz do espetáculo. O programador visual cria o catálogo e o cartaz da peça. O sonoplasta pesquisa e experimenta o som. O coreógrafo - ou outro profissional especializado em expressão corporal - cria e coordena o movimento dos atores em cena. O visagista apresenta a maquiagem. Além de todos esses profissionais existe, ainda, uma equipe administrativa e de produção, responsável pela divulgação, pela compra de materiais, ferramentas, alimentos e objetos necessários, contratos e pagamentos, enfim, todas as questões ligadas a parte burocrática e financeira.

Ocorre com muita freqüência que diretores acumulem a função de cenógrafos ou de iluminador; ou cenógrafos que também fazem figurinos. Há muitos profissionais que atuam em várias áreas ao mesmo tempo. De qualquer forma, o espetáculo é sempre obra do trabalho conjunto de muitas pessoas que unem seus esforços e suas habilidades para montá-lo.

A formação de uma equipe de trabalho sempre depende da proposta e objetivos do espetáculo e muitas das vezes até de fatores como a quantidade da verba que a produção consegue captar. Por isso não há regras nem uma cartilha pronta de como tudo vai dá sempre certo: cada espetáculo é único na sua concepção e no seu resultado, ainda que seja o mesmo texto, cada vez que for encenado por um grupo diferente , com certeza esse espetáculo irremediavelmente será diferente. Além disso, no caso do teatro, mesmo depois de pronto o trabalho, cada apresentação é sempre " diferente" das anteriores, por que a relação que existe entre cena e público muda de acordo com este e com a disposição dos atores, que , não sendo objetos sem emoções, apresentam maneiras inesperadas e surpreendentes de se expressar em cada apresentação.

A cenografia, o figurino, a luz, a maquiagem, os adereços e, de certa forma, o ator são elementos visuais do espetáculo. A cenografia pode ser considerada uma composição sólida esteticamente agradável e funcional que preenche um espaço tridimensional - o lugar teatral. Utiliza-se de elementos básicos como cores, luzes , formas, volumes e linhas. Sendo uma composição apresenta peso, tensões, equilíbrio ou desequilíbrio, movimentos e contrastes.

Nunca se deve confundir cenografia com decoração, desing de ambientes. Cenografia é um elemento exclusivo e que só existe em função do espetáculo( teatral, cinematográfico,etc.), para que o ator, modelo, cantor e demais profissionais que dele se utilissem lhe dêem funcionalidade. Decoração é sinônimo de arquitetura, desing de interores, de ambientação de espaços funcionais para as atividades do dia-a dia.

Cada um dos espetáculos mencionados - cinema, ópera, balé, etc. - é diferente, tem proposta e objetivos diferentes, possui uma linguagem específica. Assim, como elemento desses espetáculos, a cenografia também tem propostas e objetivos adequados a cada espetáculo.

Como foi visto, há muito o que se falar a respeito de cenografia. Há muito o que se estudar , se discutir, debater e pesquisar sobre cenografia. Ela envolve processo subjetivos que ao mesmo tempo expressam desejos e aspirações de uma coletividade, já que envolve muitos profisssionais na sua realização. Este espaço tem essa função, permite que se fale à vontade de cenografia, principalmente do fazer cenográfico realizado em Belém do Pará. Vamos todos! Os que se interessam pelo assunto! Exponham sua sugestões, idéias e críticas e também os elogios. SEJAM BEM VINDOS...



2 comentários:

karine Jansen disse...

que trabalho legal carlos parabéns

karine Jansen disse...

parabéns ......continue